A visita de estudo

Na semana passada a professora Joana levou os seus alunos a fazer visitas de estudo relacionadas com os projetos que estavam a desenvolver.

Os lanches ficaram ao encargo na escola.

  • Ao grupo dos 4 alunos que visitaram o Museu da Música, a escola deu 3 sandes para que fossem partilhadas igualmente pelos quatro.
  • Ao grupo dos 5 alunos que visitaram o Museu Nacional do Teatro a escola deu 4 sandes para que fossem partilhadas igualmente pelos cinco.
  • Ao grupo dos 5 alunos que visitaram o Museu Nacional da Arte Antiga a escola deu 4 sandes para que fossem partilhadas igualmente pelos cinco.

Será que a distribuição das sandes pelos diferentes grupos foi justa?

Explica como pensaste.

Possível solução

Resposta da equipa “os vencedores”

A distribuição não foi justa, porque os grupos de 5 alunos ficaram com mais sandes.
Para saber com que quantidade ficou o grupo de 4 alunos fiz uma fracção 3/4
Para saber com que quantidade ficou o grupo de 5 alunos fiz uma fracção 4/5
Como as frações não tinham os mesmos denominadores e para poder fazer as suas comparações resolvi passar todos os denominadores para o mesmo número. Sendo o 4 e 5 múltiplos de 20 o denominador passou a ser 20.
a fração 3/4 passou a ser 15/20 e a fração 4/5 passou a ser 16/20.

O grupo de 4 alunos ficou com 15/20 e o grupo de 5 alunos ficou com 16/20 o que quer dizer que o grupo de 5 ficou com mais, porque a fração 16/20 e maio que 15/20.

Resposta da equipa “Calculadores2”

4 alunos visitaram o Museu da Música
1 aluno= 1/2+1/4=3/4
3/4=15/20
5 alunos visitaram Museu Nacional do Teatro
1 aluno= 4×1/5=4/5
4/5=16/20
5 alunos visitaram Museu Nacional de Arte Antiga
1 aluno= 4×1/5=4/5
4/5=16/20
R: A distribuição não está justa, porque no Museu da Música comeram 3/4 e no Museu Nacional do Teatro e o no Museu Nacional da Arte Antiga comeram 4/5 ou seja não comem o mesmo.