Matematrix 2019 – XV Edição

Regulamento

  1. Matematrix é um concurso organizado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria em parceria com a Associação de Professores de Matemática (APM), tendo como principais objetivos estimular os alunos do 1º Ciclo para a aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas e estimular o gosto por fazer Matemática.
  2. A XVª edição do Matematrix vai decorrer ao longo do ano letivo 2018/2019.
  3. Este concurso decorre numa plataforma online, onde todas as semanas será lançado um desafio, a que os participantes podem responder através do site matematrix.esecs.ipleiria.pt.

Quem pode participar

  1. Este concurso é destinado a todos os alunos dos 3.º ou 4.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  2. A participação é feita em equipas e cada equipa será constituída, no máximo, por 5 alunos.

Como participar

  1. Para participar, basta aceder à página matematrix.esecs.ipleiria.pt, inscrever a equipa, indicando o nome da equipa, os nomes dos elementos, o nome da escola e o nome do(a) professor(a).
  2. Depois de validada a inscrição, cada equipa terá de resolver semanalmente o desafio proposto. Em cada semana, um novo problema ficará visível às 8:00h de segunda-feira e cada equipa poderá submeter a sua resposta até ao final do dia de sexta-feira (23:59h).
  3. Todas as semanas é divulgada uma lista com as pontuações semanais e as acumuladas de todas as equipas inscritas.

Concurso

  1. O concurso irá decorrer de 11 de fevereiro a 03 de maio de 2019.
  2. Após uma primeira fase de participação livre, que decorrerá até ao dia 08 de fevereiro, todas as equipas inscritas no Matematrix ficam automaticamente inscritas para o concurso.
  3. De 11 de fevereiro a 03 de maio (com exceção das duas semanas de interrupção referentes às férias da Páscoa), as equipas participantes terão de resolver os problemas propostos e são os resultados acumulados ao longo deste período, de 11 de fevereiro a 03 de maio, que irão determinar a(s) três equipa(s) vencedoras, as equipas com mais pontos acumulados.
  4. No caso de não ser possível apurar as 3 equipas vencedoras através da pontuação acumulada, as equipas com maior pontuação serão convidadas a resolver um novo problema –o Tira-Teimas.

       12.1.  O Tira-Teimas terá lugar no dia 15 de maio de 2019, às 14:45h na ESECS.

       12.2.  Serão atribuídos certificados de participação a todas as equipas presentes no Tira-Teimas.

       12.3. A comissão organizadora divulgará no site do Matematrix a lista dos resultados ordenados:

             – Por ordem decrescente de classificações.

             – Em caso de empate, por ordem crescente do tempo gasto na resolução do problema.

   13. Serão atribuídos prémios às três equipas vencedoras.

   14. A entrega de prémios realizar-se-á na cerimónia de encerramento dos projetos da secção de Matemática da ESECS que ocorrerá no final do ano letivo, em data a definir.

   15. No dia do Tira-Teimas e na cerimónia de entrega de prémios, será feito o registo fotográfico da iniciativa, pelo que, caso algum dos participantes se oponha à captura de imagens, deve indicá-lo, por escrito, até 29 de abril de 2019, para o seguinte endereço de email dtavares@ipleiria.pt.

   16. Os dados recolhidos no processo de inscrição e participação no concurso serão tratados pelo Instituto Politécnico de Leiria de acordo com as regras da “Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais do Politécnico de Leiria” e ainda de acordo com a “Garantia de Privacidade” associada ao evento e publicitada no respetivo site.

    17. Todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas no site do projeto: matematrix.esecs.ipleiria.pt.

    18. Qualquer dúvida deverá ser enviada através da site do Matematrix, usando o item “Nova mensagem” ou para o seguinte endereço de correio eletrónico: dtavares@ipleiria.pt.

Leiria, 10 de dezembro de 2018

A comissão organizadora

Dina Tavares
Nuno Rainho
Rita Cadima